quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bolão conquista cada vez mais espaço
                                                       


Por Jaqueline Galvão

Bolão é uma modalidade que pode ser jogada por qualquer pessoa. Nos Jogos Abertos do Paraná o bolão foi disputado em duas divisões, A e B, nas categorias femininas e masculinas, com até 12 competidores, 8 titulares e 4 reservas. Na Divisão B foram 8 equipes divididas em 2 grupos de 4. Na Divisão A, 6 equipes com grupo único. Em 4 pistas, cada jogador joga 5 bolas, totalizando 20 jogadas. O número máximo de pontos a ser atingidos é 180 com até 9 pinos por jogada. A idade mínima permitida para competir é 18 anos podendo ter 2 atletas com 17 anos.

Para o coordenador da arbitragem da Federação Paranaense de Bolão, Vilson Kupczik, o bolão é uma modalidade praticada em família. “Você deve jogar bolão porque gosta, por lazer. Com os Jap’s os competidores se destacam, ganham espaço, além dos jogos movimentarem toda a economia local”.

O supervisor da modalidade de bolão, Derblay França Ferraz, destaca que para jogar precisa de técnica e concentração. “O bolão, assim como outros jogos, tem suas regras. É um esporte que requer muita calma e foco do jogador, ponto a ponto é disputado”, conclui Ferraz.

Já para o presidente da Federação Paranaense de Bolão, Flávio José Kroth, existem muitas coisas que precisam ser melhoradas, mas ressalta que hoje a Federação tem estrutura para atender os adeptos da modalidade, além de poder investir na categoria.

Kroth ainda destaca que a Federação Paranaense de Bolão está em contato com a Secretaria do Esporte do Estado para que seja aumentado o número de equipes participantes do bolão nos Jap’s, e para que as equipes que se classificarem em 1.º e 2.º lugares sejam liberadas das regionais, apenas competir a final dos jogos.

Foto: Vinicius Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário