sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O dilema das pautas

por Patrícia Schulz

A pauta jornalística é o primeiro passo que o repórter dá para iniciar uma reportagem. Esse trabalho consiste no planejamento da matéria. Qual será a abordagem que o jornalista pretende fazer. Durante as aulas da graduação aprende-se que a pauta é um bom exercício, ou melhor, depende dela uma boa construção de uma reportagem, porque através de uma boa pauta é mais possível de se fazer uma reportagem que atinja o seu objetivo: ser lida e compreendida pelo público leitor. Mas e na prática das redações aqui no interior (oeste do Paraná) é comum o uso da pauta?

A repórter Carina Ribeiro que trabalha no jornal O Presente responde:
Carina - Em um jornal diário como, O Presente, constatamos certa dificuldade em destinar tempo para elaboração de pautas no sentido mais completo do termo. Na correria, tendo a definição do assunto e conhecendo a fonte, no máximo elencamos algumas questões norteadoras para a entrevista e as demais perguntas surgem durante a fala do sabatinado, o que depende muito da habilidade do repórter em improvisar e identificar detalhes que possam ser curiosidades do público leitor.

Já Débora Garbin trabalha no Jornal do Oeste e diz:
Débora - Como o Jornal do Oeste é diário não fazemos muitas reportagens, mais matérias e não a tempo de fazer a pauta.  O ideal claro seria pesquisar sobre o assunto, para elaborar melhor as perguntas para a fonte. Realmente uma matéria/reportagem feita com uma pauta é melhor. Aqui no jornal, nos referimos à pauta quando falamos sobre o assunto da matéria. Exemplo de pauta "abertura dos Japs".

A repórter do jornal O Regional, Daiandra Destri, concorda com as demais colegas e afirma ser difícil de se fazer uma pauta completa. Ela exemplifica como é tratada a pauta no jornal em que atua. "Eu, enquanto repórter, procuro algo que me renda uma boa matéria; ex: aumento do combustível, li que em Curitiba aumentou, será que é o caso de Assis Chateuabriand também? Essa é a pauta, vou colher as informações e faço a matéria, aquela pauta bonitinha, não uso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário