segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rugby foi uma das atrações da fase final dos Jogos Abertos

                                    Divulgação

Por Jaqueline Galvão

Na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, disputado em Toledo, foi realizado à demonstração do Rubgy Sevens, um esporte pouco conhecido aqui na região oeste, mas que já existem muitos adeptos. O jogo acontece em um campo com dimensões semelhantes às de um campo de futebol, a bola é de couro em formato oval, cada equipe é composta por 07 jogadores e a duração do jogo é de dois tempos de sete minutos cada.

A apresentação do rugby nos Jap’s vai difundir o esporte além de ajudar no processo de crescimento da modalidade no país. O que chamou muito a atenção foi os acessórios usados, além de muito creme, utilizado com o objetivo de deslizar as mãos dos adversários durante o contato físico.

Rugby Toledo
                                                                                                 Divulgação                                                                      


Para o supervisor da modalidade em Toledo, Everton Hraber, o rugby é um esporte que vem crescendo bastante, principalmente no Brasil. “Esta sendo bem divulgado pela mídia, então a tendência é de que os brasileiros conheçam bem mais e consequentemente aqui no Paraná ele cresça muito mais rápido, essa é a nossa expectativa com a demonstração dele nos Jap's. 

Hraber ainda destaca que é um jogo bem dinâmico e com o movimento Pro Rugby maximizado espera-se que nas Olimpíadas de 2016 a modalidade tenha ganhado espaço de destaque no cenário esportivo nacional. Assim como, aguarda que a Federação Paranaense do Esporte demonstre interesse em oficializar o rugby para as próximas edições dos Jogos Abertos do Paraná.

O atleta Rafael Henze acredita que com a demonstração o esporte se popularize no estado. “Com a inclusão do Rugby nos Jap`s as cidades paranaenses irão procurar mais e apoiar as equipes. Creio que Toledo provavelmente vá se tornar um pólo de referência no Paraná”.

O torcedor Moises do Santos vê com bons olhos o esporte. “Chama muito a atenção. As equipes estão bem treinadas e percebe-se que exige muito da parte física dos jogadores”, destaca.

O Presidente do Toledo Rugby Club, Pieter Van Wyk, diz que é um grande desafio a inserção da modalidade no país do futebol. “Em um país como o Brasil, onde o futebol é a paixão do povo os outros esportes ficam um tanto quanto em desvantagem, mas estamos lutando para conquistar espaço, como o rugby é um esporte de contato e também disputado no mesmo campo, sempre tem este tipo de concorrência entre eles”.

Piter ainda salienta que olha a comunidade do rugby como um gigante adormecido e explica “primeiramente por causa da população que o Brasil tem e também pelo porte físico das pessoas. O brasileiro realmente é uma mistura de raças que significa lição e jogadores fortes no campo”, enfatiza.

O Brasil é um país que tem potencial para as mais diferentes modalidades esportivas e não valoriza isso. Piter explica que aguarda ansiosamente o Brasil acordar e perceber que existem outros esportes que precisam também de reconhecimento. “Uma grande conquista pra nós é agora as Olimpíadas de 2016, que vai ser a primeira vez que o rugby vai ser apresentado nas olimpíadas e a demonstração no Jap’s para a modalidade é histórica e eu tenho a expectativa de que o Brasil será um país de vários esportes e que o râguebi possa ser um que lidere”, finaliza.

Nível Brasil

O esporte é praticado em mais de 120 países, popularizou-se nos países de colonização inglesa. Já no Brasil o rugby vem conquistando seu espaço. Ocupa hoje 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta e a Seleção Brasileira Feminina conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai-EAU em 2009 e é reconhecida como uma das melhores equipes da América Latina. O principal evento entre seleções é a Copa do Mundo de Rugby, a Copa Sul-americana de Rugby, Os Jogos Pan-Americanos e no Brasil o Brasileirão de Rugby. Dentre as modalidades a mais tradicional é o Rugby 15, mas ainda tem o Rugby Sevens, Tag e o Beach Rugby.

2 comentários:

  1. A matéria ta legal, mas quem joga com certeza vai concordar que "além de muito creme, utilizado com o objetivo de deslizar as mãos dos adversários durante o contato físico" é bem viajado

    ResponderExcluir
  2. Esta informação foi passada pelos próprios jogadores que praticam Rugby em Toledo/PR em entrevista durante os Jap's 2011...

    ResponderExcluir