terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comunicação e Informação a um clik

                                                                                                 Divulgação

por Jaqueline Galvão

Cada vez mais estamos inseridos nas redes sociais, queremos acompanhar o que está acontecendo no mundo e também interagir, participar, colaborar, fazer a notícia! Hoje com o telefone de tecnologia 3G, tablets, iphone, ipod e laptop podemos nos conectar a internet em qualquer lugar, inclusive participar de eventos através de vídeo conferência.
As redes sociais tomaram conta da internet e hoje é uma febre! As empresas vendo a oportunidade de uso e consumo estão investindo cada vez mais neste segmento, pois notaram que o consumidor brasileiro está mais ativo e participativo. No Brasil, Twitter e Facebook estão entre as redes mais utilizadas para divulgação da marca de uma empresa, assim como, para detectar os gostos e as preferências do público alvo. “Criar a interatividade entre organização e públicos de uma empresa nada mais é do que integrar ações e também fazer com que haja integração, feedback e envolvimento das pessoas,” destaca Ana Bostelman.
Percebendo a interação da sociedade com a web os meios de comunicação começaram a se utilizar desta ferramenta para buscar sugestões de pauta, fontes, fazer enquetes, convidar o usuário para participar de um programa de televisão ao vivo por meio de perguntas/telefone, etc. Enfim, possibilita que a comunicação e a informação sejam uma via de mão dupla, este modelo é considerado um avanço na era da convergência tecnológica. Ana Cristina Araujo Bostelmam destaca que além de encontrar em diferentes interfaces o que quer ver, ouvir ou ler, o usuário também pode contribuir no processo produtivo que extrapola a rede mundial de computadores e enfatiza “a era digital proporcionou um novo padrão de pensamento e atitudes no comportamento humano”.
O jornalista está inserido no jornalismo digital, e cada vez mais se percebe como o uso da internet é essencial para divulgar e propagar conteúdo. “A tecnologia e os meios de comunicação estão vivendo um diálogo intenso e fazendo isso refletir na facilidade de acesso a informação,” afirma Ana. Os comunicadores têm a obrigação de buscar saber como funciona e de dominar as redes sociais e a web para entender o que o internauta busca quando acessa um site, um blog, um portal. Além disso, é preciso saber como interagir e como usar a internet para transmitir informação com qualidade e agilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário