quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Equilíbrio é a chave do sucesso!


                                                                                           Divulgação

por Jaqueline Galvão

A incessante busca pelo equilíbrio entre as horas de estudos, de lazer e de trabalho é um grande desafio do século XXI. Com o crescente avanço das tecnologias podemos estar em qualquer lugar a qualquer hora, apenas com um clique! As relações estão se tornando cada vez mais virtuais do que presenciais, e isto traz consequências, que em longo prazo podem ser irreversíveis, talvez seja este o principal motivo das constantes mudanças que ocorrem no mundo.
A grande maioria das pessoas não consegue conciliar o trabalho, estudo e lazer, este é o caso da acadêmica do 5º período de Administração, Juliana Maria Brancher, que diz não estar satisfeita e queria que seu dia tivesse mais que vinte quatro horas, mas salienta que é preciso conseguir equilíbro para dar conta de tudo. “É questão da gente se organizar. É como sempre falo, somos ainda jovens, é preciso aproveitar as energias que temos agora para se dedicar ao trabalho e aos estudos, temos a vida inteira pela frente ainda para poder ter mais tempo para o lazer”.
Juliana menciona ainda que aproveita os dias de folga para estar na companhia de amigos e da família. “Nos fins de semana procuro estar com a família e eles entendem a minha ausência, sabem que vivemos em um mundo cada vez competitivo e para se sobressair no mercado de trabalho é preciso de qualificação profissional”.
Por outro lado, a aluna do 5º período de Pedagogia, Kátia Reinehr, consegue conciliar os três eixos: estudo, lazer e trabalho. “Estou satisfeita com a forma com que consigo conciliar meus estudos, meu trabalho e os momentos de lazer procuro aproveitar nos fins de semana”. E destaca que se tivesse mais tempo aproveitaria para estar com a família, sair da rotina do dia a dia e para descansar. “Balanceando estes três fatores você consegue desempenhar melhor suas funções no trabalho e nas horas de folga, se pode descansar, seu corpo recarrega as energias”.

Estudo x Trabalho


Juliana enfatiza que em função dos estudos às vezes você acaba se desgastando fisicamente, emocionalmente e psicologicamente. “Os estudos exige muito do seu tempo, pois você não passa apenas às quatro horas da faculdade estudando, muitas vezes estende as horas de estudo em casa”.
Já a jovem Patrícia Schallenberger, vive na correria do dia a dia, mora longe do trabalho e da faculdade, o que acaba por consumir grande parte do seu tempo. “Tenho muito pouco tempo pra mim. Na correria diária para trabalhar e estudar não sobra tempo para o lazer, para sair ou até mesmo descansar um pouco do corre-corre. Se tivesse mais tempo ficaria em casa para estar com a família, assim como, com tempo livre poderia me dedicar mais aos estudos, além de que meu desempenho, tanto nos estudos, como profissional, melhoria bastante”.

Para buscar uma qualidade de vida é preciso saber equilibrar a carga horária de trabalho e dos estudos, para poder aliviar o stress da semana, sair com a família os amigos, enfim, para relaxar!

É fato!

Um estudo revela que os jovens querem melhor equilíbrio entre lazer e trabalho e vêem o emprego apenas como uma forma de manter seu estilo de vida e pagar as contas no fim do mês. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, um estudo publicado no Journal of Management constatou que integrantes da chamada Geração Y (pessoas que nasceram no final dos anos 80) querem tempos de lazer cada vez maiores e ritmo de trabalho cada vez mais leves. A ideia principal é manter um equilíbrio saudável entre o estudo, lazer e o trabalho, a vida pessoal e a profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário