quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PARANÁ REALIZA FÓRUM SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO




Na última semana a capital do Paraná, Curitiba, foi contemplada com o Educom, evento que reuniu, professores, jornalistas, alunos, e comunidade em geral que trabalham a questão da educação associada com os meios de comunicação.

Segundo o diretor, Douglas Moreira, do Ciranda  - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, organizador do evento, o educom teve como objetivo disponibilizar um espaço para diálogo e troca de ideias entre os educomunicadores. “Este evento trouxe reflexão, novas perspectivas e estratégias para a área”, afirma o diretor.

Mas afinal o que é essa tal educomunicação?

Em palavras simples pode-se dizer que educomunicação é a discussão de como ter educação para consumir e produzir mídia, ou seja, não apenas ensinar aos alunos o uso de aparelhos midiáticos e sim relacionar a vida deles com o mundo e, com isso, auxiliar no processo de aprendizagem.

O jornalista, professor, educomunicador Ismar de Oliveira Soares é citado por muitos teóricos como o primeiro a usar o termo de educomunicador no Brasil. O professor foi convidado a proferir uma palestra sobre o tema. Na oportunidade, ele opina que em 10 anos haverá projetos de educomunicação em todas as escolas do país. Soares também ressalta a necessidade que os profissionais que pretendem trabalhar com a educomunicação precisam ter, destacando a mais importante: domínio a respeito das tecnologias utilizadas. Sobre como incorporar a educomunicação junto às escolas, ele deixa a dica: “Sorria e seduza, este é o caminho”.

O 1° Fórum de educomunicação contou ainda com mesa-redonda, diversas oficinas e espaço para apresentação de trabalhos. Os professores, alunos e jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer trabalhos diferenciados dos que eles já vinham executando e também aprender nas oficinas um pouco mais sobre os recursos da mídia. Tudo para que a cidadania seja exercida da melhor forma e assim criar uma sociedade mais crítica e informada.

Mais informações você encontra em
http://forumeducom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário