terça-feira, 4 de outubro de 2011

Características para ser um bom jornalista

                                                                                                                     Divulgação

por Jaqueline Galvão 

Compreender a realidade a sua volta, dominar as regrinhas do português, falar bem, apurar os fatos, entrevistar as fontes, ter agilidade, curiosidade e criatividade. Interpretar as informações recebidas e não baixar a cabeça para cara feia. Estas são algumas das características que um bom profissional de jornalismo deve ter.
O campo de atuação do jornalista é abrangente. Ele pode trabalhar nos mais diversos meios de comunicação, como em jornais, revistas, televisão, rádio, assessoria de imprensa, fotojornalismo e o mais novo nicho de mercado: as redes sociais.
A televisão hoje é a principal fonte de informação da maioria da população brasileira. Com isso, surge a preocupação em torno do conteúdo divulgado na telinha. Luciane Marla, que é jornalista, editora e apresentadora do PRTV 2ª edição, da RPCTV, diz que para ser bom um comunicador é preciso ter vontade de aprender, ser humilde e gostar de ler. “Na televisão o jornalista ainda precisa saber improvisar e ter uma voz gostosa de se ouvir, uma narração afinada’’. Além disso, a apresentadora explica que o jornalista precisa estar munido de algumas qualidades, como: um bom convívio com os colegas de profissão e com as empresas de comunicação, ter ética, seriedade e profissionalismo em todos os trabalhos que assumir e, por fim, amar a profissão.
Outro aspecto importante, conforme Luciane, é não ter vergonha, deixar o nervosismo de lado, ter foco, objetivos, dominar o conteúdo. Saber fazer ou pelo menos ter noção dos processos necessários para a conquista de um produto.   Este e outros assuntos fazem parte da palestra que Luciane irá ministrar no Comuniquismo, na próxima quarta-feira, 5, no auditório da instituição. Participe! Venha também ser um comuniquista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário