terça-feira, 4 de outubro de 2011

O comportamento do jornalista

por Patrícia Schulz

O jornalismo tem o poder de mudar a história de um país. É assim que se inicia a história do jornalista, Stephen Glass, retratada no filme "O preço de uma verdade". Uma das falas iniciais do personagem é esta: jornalismo é descrever comportamentos.

O  filme retrata a história real de um jornalista em início de carreira que trabalha numa das principais revistas norte americana, “The new Republic”. O garoto tem um grande prestígio por ser muito novo e estar entre os principais colunistas da revista, posição que adiquiriu através de sua boa escrita, carisma com seus colegas de trabalho e bom relacionamento com seu editor.

Seu trabalho entra em conflito quando é descoberto por um jornalista que atua na mídia digital, provando que um dos seus artigos é falso. Durante as investigações descobre-se que na verdade 27 dos 41 artigos que publicara eram parcialmente modificados ou completamente inventados.

O filme traz uma grande reflexão para profissionais na área da comunicação, ao mostrar o papel fundamental da ética, da veracidade das fontes, da confiança entre colegas de equipe, da checagem de todos os dados. O longa baseado em fatos reais é uma ótima reflexão para quem é apaixonado por jornalismo.

Bate-papo

Esse momento cultural faz parte da semana do Comuniquismo e tem por finalidade fazer um debate a respeito de assuntos que cercam a comunicação. Segundo o estudante, Marcos Scherer, a ideia central surge do cine clube (pessoas que assistem filmes e fazem um diálogo a respeito do tema, das técnicas utilizadas). “Este é um momento de estudo mais descontraído que acaba favorecendo a integração dos acadêmicos”, afirma.

A estudante do 4º período de publicidade, Vanessa Berwanger, diz ter sido proveitosa a experiência do cine club. “Foi interessante ver a questão da ética, e como um jornalista conseguiu enganar toda uma equipe”, comenta.

O momento cultural tem continuação na tarde de amanhã, dia 05.
A partir das 14:30 estará sendo executado o filme: Obrigado por fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário