quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Publicitário e jornalista conversam com acadêmicos na 3º noite do  Comuniquismo


por Amanda Camargo / Débora Garbin / Débora Hoffmann / Guilherme Nascimento / Patrícia Schulz / Roseli de Souza Pedro


Na terceira noite do Comuniquismo, Semana Acadêmica de Comunicação Social da Faculdade Sul Brasil (Fasul), os acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo participaram de uma palestra ministrada pelo publicitário Jeferson Richetti e de um bate papo comandado pela apresentadora do ParanáTV, a egressa da Fasul, Luciane Marla. O evento aconteceu nesta quarta-feira (5) no auditório da Fasul.

                                          Publicitário Jeferson Richetti

Em sua palestra, Richetti, explanou sobre a sua carreira, explicou sobre o mercado de trabalho na área em que atua e deu dicas aos acadêmicos sobre a inserção do recém-formado no mercado de trabalho. “Mesmo tendo me formado há pouco tempo, trabalho na área desde 2003. O profissional tem que buscar o diferencial, procurar sair da rotina. Há cerca de três meses abri uma agencia em Cascavel, e estamos fazendo justamente isso, utilizando as redes sociais para se aproximar do cliente, buscando outros meios além dos tradicionais como TV, jornal, outdoor”, afirma.

                                          Jornalista Luciane Marla

Já a jornalista Luciane Marla também contou um pouco de sua trajetória e como é a rotina de uma apresentadora de um jornal diário.  “Logo que me formei me mudei de cidade (Toledo) e fui para Sergipe. Comecei a trabalhar em um jornal impresso porém desde a faculdade minha paixão sempre foi TV. Então comecei a trabalhar em uma emissora como repórter e aos poucos fui evoluindo e atualmente atuo como apresentadora e editora do ParanáTV 2ª edição, na RPC/TV – Filiada Rede Globo”.

REDES SOCIAIS

Um dos grandes assuntos comentados em todos os dias do Comuniquismo foram as redes sociais e como a mídia está utilizando essa nova ferramenta. O publicitário alerta que é uma excelente ferramenta para humanizar a marca, aproximar a empresa do cliente, porém é necessário fazer um planejamento antes da empresa fazer uso das redes sociais, para não usar a internet de maneira errada. “Todos estão querendo usar twitter, facebook, dentre outros para interagir, realmente é uma ótima ferramenta, mas se usada de maneira incorreta trás resultados negativos”.
Para Luciane, as redes sociais vieram para somar. “O telespectador tem a oportunidade de ter uma interatividade maior com o jornal, poder mandar sugestões de pautas, vídeos, dentre outros”.

COMUNIQUISMO

A Semana acadêmica de Comunicação Social iniciou na segunda-feira (3) e conta com a participação de aproximadamente 120 pessoas. Palestras, bate-papos, oficinas dentre diversos outros eventos constam na programação. Os interessados em obter maiores detalhes do Comuniquismo podem acessar o site http://www.comuniquismo.tk/

Nesta quinta-feira (6) a programação continua com oficinas e na sexta-feira (7) será o encerramento com momento cultural e confraternização entre os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário